In Memoriam

20 Fev

Caminhando pelas ruas do centro de Córdoba com o intuito de visitar os pontos turísticos tradicionais como o Bairro Jesuítico, a Catedral, os museus e a Praça San Martin acabei me deparando com uma placa colorida no chão, na entrada de um prédio antigo, que me chamou a atenção. Ali estava escrito que naquele prédio funcionava um centro clandestino de detenção na época da ditadura argentina (1976/1983) onde centenas de pessoas foram aprisionadas, torturadas e mortas pelos agentes do governo militar. Sem vacilar, entrei e fui conhecer o lugar.

Celas minúsculas e sem ventilação, porões úmidos e janelas vedadas. A triste e desesperadora realidade daqueles que pereceram nos anos de chumbo da história argentina.

Vidros espessos protegem as paredes descascadas e ainda encravadas com nomes, corações e palavras de luta e esperança. Salas com objetos pessoais dos detidos – coisas simples como bilhetes, discos, roupas e livros nos remetem à violência do que significa ser privado do básico, do cotidiano, da vida. Ideais sepultados pela truculência e brutalidade de um regime que jamais deveria ter existido e que, no entanto, jamais poderá ser esquecido. Essa é a luta dessa entidade – Comisión y Archivo Provincial de La Memoria – que mantém o cárcere intacto e a memória viva daqueles que gritaram por justiça e liberdade. Além disso a Comissão fomenta o estudo, investigação e difusão da luta contra a impunidade, preserva e torna públicos informações, testemunhos e documentos sobre a repressão ilegal e terrorismo do estado

Uma menininha de uns 5 anos de idade estava lá com sua mãe e insistentemente  perguntava: porque es tan feo aqui? A mulher, contendo as lágrimas, não conseguia responder. Foi então que a criança olhou para mim e repetiu: por que es tan feo aqui? Também não consegui dizer nada.

12 Respostas to “In Memoriam”

  1. Daniela Joyce Correa Fevereiro 20, 2011 às 8:59 pm #

    Triste memoria…

  2. Renata Fevereiro 20, 2011 às 9:02 pm #

    Que lindo, mãe… Até chorei…

  3. Bruna Fevereiro 20, 2011 às 10:22 pm #

    Outra aula de historia! Muito bom!!!

  4. Mara de la Pena Fevereiro 20, 2011 às 11:46 pm #

    Muito inspirador! Essa historia me comoveu às lagrimas!
    Parabens!

  5. Marcelo Fevereiro 21, 2011 às 7:06 am #

    Lindissimo ressoando na alma…
    voce traduziu o que deve ter vivido vendo tudo isso, trazendo para o texto todo o sofrimento que aqueles jovens viveram!
    Muito bom mesmo!
    Vc esta cada vez mais linda!

  6. Lisiane Fevereiro 21, 2011 às 8:15 am #

    Sem palavras…

    • Anónimo Fevereiro 21, 2011 às 8:21 am #

      Emocionante amiga! Teco disse tudo: vce traduziu muito bem o que aconteceu.Estou cada vez mais encantada com a dupla de escritores e poetas se revelando nessa família.Voces nos fazem bem e maravilhados com o que escrevem, obrigada!

  7. Lady Fevereiro 21, 2011 às 8:39 am #

    Essas histórias sempre me emocionam muito.
    Também chorei…

  8. Ricardo Fevereiro 21, 2011 às 1:53 pm #

    Fantástico mesmo…

  9. Leonora Fevereiro 21, 2011 às 1:57 pm #

    É uma triste realidade. Ótimo texto!

  10. Luciana Campello Fevereiro 21, 2011 às 9:31 pm #

    E assustador! Não pode ser esquecido, grande percepção a sua quando entrou, viu e escreveu um belo texto. Obrigada.

  11. C.OTÁVIO Fevereiro 22, 2011 às 1:14 pm #

    O belo relato, por si só, consegue nos reportar a realidade infeliz qual nos foi obrigada por alguns regimes ditatoriais, hoje ainda existentes em algumas partes do mundo.
    A energia ainda presa(para àqueles que acreditam)naquele lugar, não só serviu de inspiração para sua relatora, assim como serviu para a menininha repudiar, não o momento, mas a história que devemos lutar para não mais acontecer em todos os cantos do mundo.
    Na realidade não foi um relato de qualquer lugar, mas corações externando emoções!
    Se fisicamente eu não estive por lá, o texto supriu qualquer outra necessidade e transportou-me não só para àquele lugar, bem como possibilitou-me agregar a força de uma história ainda viva e tão bem relatada.
    O coração por vezes nos possibilita enxergar coisas que os olhos não nos permitem ver !!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário